Augusto Pelembe exige exoneração de responsáveis por travar doações no centro de acolhimento do Buzi

O antigo candidato à Presidência da República e actualmente membro da Assembleia Municipal, Augusto Pelembe, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), exige que o Presidente da República exonere os responsáveis pela negação de donativos no centro de acolhimento do distrito do Buzi, na província de Sofala.

Em entrevista, Pelembe afirmou que, em momentos de calamidade, não se escolhe cor partidária para prestar solidariedade, defendendo que o Governo deve agir com firmeza para corrigir práticas que atentam contra a dignidade humana.

“Em momentos de aflição, não se escolhe a cor partidária para receber apoio. A ajuda humanitária deve chegar a todos, sem discriminação”, afirmou.

Segundo o dirigente do MDM,o a recusa de donativos num centro de acolhimento compromete os princípios de inclusão social defendidos pelo Executivo.

“Se o Governo fala de inclusão social, então que demonstre com acções concretas”, sublinhou.

Questionado sobre as alegações de que as doações poderiam configurar campanha política, Pelembe rejeitou,  explicando que as iniciativas tem como objectivo incentivar outras organizações a prestar apoio às vítimas das cheias.

“A ideia de irmos como MDM aos centros de acolhimento é para incentivar outras organizações a fazerem o mesmo, não para fazer campanha”, esclareceu.

No mesmo diapasão, Augusto Pelembe defendeu a necessidade de rever as políticas públicas  considerando injusto responsabilizar exclusivamente os cidadãos por construírem em zonas propensas a inundações.

“Não se pode dizer que a culpa é apenas dos cidadãos. É preciso repor as políticas públicas”, afirmou.

O político apontou ainda soluções estruturais para evitar a repetição constante das cheias, destacando a importância de investimentos em infra-estruturas.

“Basta colocar valas de drenagem, bacias de redenção de águas e outras medidas preventivas para evitar que este cenário se repita todos os anos.

Admin

Inovar no modelo de informar, dar notícias que agregam valor ao leitor final.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem