Mitra Energy esclarece: 561 milhões recebidos do Estado são créditos reconhecidos

 


A Mitra Energy S.A., empresa moçambicana dedicada à importação e distribuição de combustíveis, garantiu que o montante de 561 milhões de meticais recebido do Estado em 2024 não representa qualquer irregularidade financeira, mas sim a liquidação de créditos legítimos.

Num comunicado tornado público, a empresa dirigida por Hipólito Michael Amad Ussene, filho da Presidente do Conselho Constitucional, Lúcia Ribeiro, desmente “veementemente” as informações divulgadas pelo Canal de Moçambique, que insinuavam o uso de esquemas irregulares para obtenção do valor.

Segundo a nota, a Mitra Energy foi uma das empresas que participaram no Mecanismo de Compensação adotado pelo Governo entre 2021 e 2023, como resposta às variações internacionais do preço do petróleo.

Os pagamentos, explica o comunicado, foram reconhecidos oficialmente pelo Governo através de uma adenda ao Memorando de Entendimento com o MIREME e a Direção Nacional de Hidrocarbonetos, incluindo juros de mora sobre dívidas acumuladas em anos anteriores.

A Mitra Energy reforça ainda que “nenhum membro da família Nyusi tem, ou alguma vez teve, qualquer ligação à empresa”, respondendo às acusações mediáticas que associavam Cláudia Nyusi ao negócio.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem