Chimoio: PRM desmantela quadrilha envolvida em roubo agravado de motorizadas

A Polícia da República de Moçambique (PRM), afecta à 3.ª Esquadra em Chimoio, procedeu, entre os dias 3 e 5 de Junho de 2025, à detenção de sete cidadãos nacionais indiciados da prática de roubo agravado, com enfoque no furto de motorizadas. As detenções resultam da implementação de acções operativas selectivas desenvolvidas no quadro dos planos internos de combate à criminalidade violenta.

Data da ocorrência: 23 de Abril de 2025

Data das operações policiais: 03 a 05 de Junho de 2025

Local: Distritos de Chimoio, Vanduzi e Guro, Província de Manica

Os crimes em causa consistiam, sobretudo, na subtracção violenta de motorizadas com recurso a instrumentos perfuro-cortantes, como catanas, sendo a maioria das vítimas surpreendida em plena via pública.


Um dos casos de destaque ocorreu no dia 23 de Abril de 2025, no bairro Nhamatsane, zona de Chizombero, por volta das 10h00. A vítima, Xavier José, de 28 anos de idade, foi agredida e despojada da motorizada de marca LIFAN CAMEL, de cor preta, com o número de motor 13FMB1251307 e número de quadro LF3PCB2C6LA009593, avaliada em 75.000,00 meticais. O proprietário do veículo é o cidadão Silvino Tomé Salimo, de 44 anos de idade.


Suspeitos detidos:

1. Muantepa Fernando Mascote, 36 anos – apontado como chefe da quadrilha;

2. Claudino Ernesto Cularinho, 24 anos – agente da PRM e membro activo do grupo;

3. Elton Vasco António, 27 anos;

4. Geraldo Lúcas Manganhela, 45 anos – professor na Escola Básica de Guro-Sede e responsável pela negociação das motorizadas roubadas. É irmão do líder da quadrilha;

5. Osvaldo da Conceição Alfredo, 22 anos;

6. Assane António Denja, 29 anos;

7. Joel Augusto Devis, 27 anos.


Durante a operação, foram apreendidas sete motorizadas, seis das quais da marca LIFAN CAMEL e uma da marca LIFAN-D, todas sem chapas de matrícula.

Causas prováveis:

Ainda por apurar, presume-se que estejam ligadas à busca por ganhos fáceis e à ambição material desmedida.

Consequências:

O prejuízo estimado ascende a 500.000,00 meticais (quinhentos mil meticais).

Medidas tomadas:

Os indiciados encontram-se detidos nas celas da subunidade, sob os autos de aditamento n.º 13/3.ªESQ/2025 e n.º 22/1.ªESQ/2025. As motorizadas foram igualmente recolhidas e encontram-se sob guarda no recinto da mesma subunidade. A tramitação subsequente será conduzida pelo Ministério Público.

As diligências continuam, com o objectivo de localizar outras motorizadas e identificar eventuais vítimas ainda não registadas.

Admin

Inovar no modelo de informar, dar notícias que agregam valor ao leitor final.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem